Renda variável

Nossa abordagem para investimentos em renda variável

Objetividade, consistência e análise proprietária formam as bases do nosso processo de investimento em renda variável. Essa é a nossa abordagem, testada e comprovada há mais de 20 anos.

Nossa abordagem diferenciada de investimento

Due diligence de companhias e análise diferenciadas formam o alicerce da estratégia de investimento da Aberdeen. Acreditamos que o nosso sucesso está diretamente relacionado a uma abordagem consistente, independente das condições de mercado. Nunca perseguimos modismos.

  • Filosofia de investimento bottom-up: priorizamos os fundamentos das companhias. Mantemos foco constante em empresas de qualidade e com bom potencial de crescimento.
  • Pesquisa in-loco: nossas equipes de investimento sempre se reúnem com os diretores das companhias antes de investirem na empresa. Não nos importamos muito com o consenso, peers ou benchmarks. Se não gostamos de uma companhia, não investiremos nela.
  • Minuciosa análise de risco: para nós, o risco está em comprar uma empresa de baixa qualidade ou em pagar um preço alto demais por uma boa companhia.
  • Portfolio concentrado: sólida convicção nos papéis que escolhemos.
  • Pensamento de longo-prazo: compramos para segurar, aumentar participação nos momentos de baixa do mercado e realizar lucros na alta. Mantemos o foco dos nossos portfolios.
  • Abordagem de equipe: nossos gestores estão localizados nas regiões onde investem. Tomamos as decisões de maneira coletiva. Não acreditamos em gestores “estrela”.

O processo de investimento em renda variável da Aberdeen

Escolhas inteligentes

A seleção de bons ativos é a chave da nossa performance. Buscamos identificar ativos que acreditamos ser de alta qualidade, que contam com uma boa gestão e um sólido modelo de negócios, a preços atrativos.

Benchmarks não exercem grande influência na elaboração do nosso portfólio, já que não são um indicador de desempenho futuro.

Nossos gestores evitam negócios que não entendem ou que possuem estruturas acionárias discriminatórias.

Análise proprietária

Nossos gestores sempre visitam as companhias antes de investirem, realizando milhares de visitas às empresas investidas atuais e prospectivas todos os anos.

Cada contato é documentado detalhadamente. Se um ativo não for aprovado em nossa seleção, não invistiremos, não importa qual seja seu peso no índice.

Controlamos os riscos através da diversificação do portfolio, e adicionamos valor ao tirar proveito da nossa análise proprietária. Para nós, é tão arriscado pagar um valor alto demais por uma boa empresa quanto investir em uma empresa ruim.

Foco no longo prazo

Nossas principais estratégias são simples: compramos para segurar, aumentar participação na baixa e realizar lucros na alta. Com isso, reduzimos os custos por transação e mantemos o foco do nosso portfólio.

Não é comum buscamos retornos no curto prazo para as principais estratégias de renda variável, mas podemos adotar uma abordagem mais dinâmica para mandatos específicos, se necessário.

Abordagem de equipe

Empregamos mais de 110 profissionais de investimento em renda variável no mundo todo. Trabalhamos em equipe todo o tempo, desde visitas e análises de companhias até a decisão da composição do portfólio. Não cultivamos gestores “estrela” – ao invés disso, permanecemos objetivos, com equipes que cobrem os ativos a nível local.